Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Deu-me para isto

Boa vida, Livros, Moda e Beleza, Música, parvoices

Dermatologia #8: Final do tratamento (será mesmo?)

Na última consulta, a minha médica disse-me para deixar de tomar os comprimidos uma semana antes de ir de férias. E assim fiz; na última semana de Junho deixei de os tomar. Ainda estou para perceber porque tive que tomar esta dose porque já não tinha quaisquer borbulhas.

 

Em relação aos efeitos secundários, notei logo diferenças na primeira semana:

- os meus lábios deixaram de estar secos e gretados

- a minha pele deixou de parecer baça (não é só o rosto que fica seco)

 

Já passou um mês desde que os larguei e para além dos efeitos secundários que já são inexistentes, comecei a notar que o meu corpo a voltava ao quase ao normal.

A médica tinha-me dito que deixaria de ter pele oleosa. Na maior parte dos dias isto é verdade; a minha pele já não é oleosa mas sim normal/mista. E digo mista porque em alguns dias noto alguma oleosidade na zona T (devem ser as hormonas). Isto não é propriamente voltar ao normal porque o "normal" para mim era a pele oleosa mas é uma melhoria.

Deixei, definitivamente, as bases com efeito Mate e presto mais atenção a bases iluminadoras. Ah, também fujo de bases com muita cobertura; agora já não preciso. Só quero mostrar a minha pele lisinha.

As borbulhas, essas, nunca mais se viram na minha cara. Lisinha como nunca. 

A médica diz para voltar à consulta em Setembro mas eu não sei se quero. Estou satisfeita com a minha pele e não quero continuar a tomar comprimidos. 

Dermatologia #7: Isto ainda não acabou

Voltei à dermatologista no inicio de Abril. Desta vez, os resultados foram óptimos... há mais de dois meses que não sei o que é ter uma borbulha. E as manchas deixadas por elas também já estão a desaparecer. Estou mesmo feliz....

Foi com este sentimento que fui até à consulta. Com isto e com a ideia de que ia acabar o tratamento. Estava tão enganada.....

Bom, cheguei lá e a médica ficou logo contente com o facto de a medicação não estar a afectar o meu fígado. É um dos efeitos secundários e para o qual tinha feito análises.

Depois, olhou para os meus lábios que não estão em bom estado.... estão muito secos. Com esta medicação é muito difícil compensar a desidratação que acontece no nosso corpo. Recomendou-me um balsamo para utilizar.

Depois, disse para prosseguir com o tratamento visto eu não estar a ter problemas no fígado.

Saí de lá um pouco desiludida, já estou muito cansada dos efeitos secundários que estou a sofrer. Os meu lábios estão gretados, o meu corpo e o meu cabelo estão mais secos. Acho que até ao nível do aparelho digestivo estou a ter algumas questões por causa da desidratação. Mas, pronto, se isto implicar não ter mais borbulhas, eu continuo.

Relativamente, ao produtos que a médica me passou:

  • Bioderma Sebiúm Hydra – tem sido o meu creme hidratante de todos os dias. Tem sido uma grande ajuda para a hidratação
  • Avène Cleanance. Creme Solar FPS50 – este também tem sido o meu protector solar. Recomendo vivamente visto que me tem protegido dos raios solares e não tenho tido problemas
  • D'AVEIA Stick Labial – este é o melhor bálsamo que já encontrei para os lábios. Deixa os lábios completamente hidratados logo na primeira passagem. É bastante caro, mas digo que compensa. Outro bálsamo que também estava a utilizar era o bálsamo da Neutrogena.
  • Isotretinoína Orotrex 20 mg – tratamento para 4 meses mas que só devo tomar até ir de férias (que são em Julho).
  • Bioderma Sensibio Gel Moussant – isto porque me queixei que a minha pele ficava irritada quando a limpava

     

Relativamente, a este ultimo ponto, a culpa foi minha. O creme da Bioderma acabou antes de ir à consulta e eu decidi utilizar alguns cremes mais hidratantes que tinha por aqui que não se adequavam à minha pele oleosa. Acontece que, sim, os cremes são hidratantes mas não compensam este tipo de desidratação. Portanto, a minha pele começou a ressentir-se.

 

Fora isto, as únicas recomendações da médica são as de beber muita água e só apanhar sol a partir das 16h.

Só tenho ordens para voltar em Setembro.

 

Mais uma ficha, mais uma volta.

 

Dermatologia #6: Tratamento com Isotretinoína (Novo inicio)

Achavam que isto já tinha acabado? Eu também achei, mas afinal não. As borbulhas que eu achava que eram temporárias, afinal não são.

Quando o efeito dos comprimidos passou as borbulhas voltaram. É o que dá a fazer a festa antes do tempo.

À duas semanas voltei à dermatologista para lhe mostrar os (não) resultados do tratamento. Como ela viu as borbulhas na cara, optou por prescrever outro tratamento. Portanto, saí de lá com uma receita de:

- Isotretinoína Orotrex 20 mg (o anterior era de 10 mg), comprimidos

- Bioderma Sebiúm Hydra, porque a pele iria ficar desidratada

 

Portanto, até ao final de Março vou continuar com a pele seca e os lábios secos. Já não bastava isto já acontecer de Inverno, ainda tenho um tratamento para ajudar.

Dermatologia #2: Acne

Lembram-se deste post, em que eu falei que tinha que fazer um tratamento de acne?

Pois, o tal tratamento não resultou e continuo com borbulhas. E agora, até se alastraram para o peito, ombros e costas. Como tal, voltei à Dermatologista para me queixar disto.

Tive tanto azar que na altura a cara estava limpa. Mas como viu a situação do meu peito, ombros e costas, passou-me outro tratamento. Desta vez mais agressivo e nosso diálogo assustou-me.

 

Dermatologista: “Vai ter que aguentar e não desesperar porque a cara vai piorar para melhorar. Não desespere e leve o tratamento até ao fim.”

Eu: “Doutora, se com o outro tratamento a minha cara era só borbulhas, com este vou entrar em pânico.”

Dermatologista: “Não vai nada. Não desespere que vai correr tudo bem.”

 

Não posso dizer que me acalmei, mas se consegui aguentar o último tratamento também aguento este. É assim que eu penso quando acho que não vou conseguir fazer as coisas.

Saí de lá com uma receita de:

- Isotretinoína Orotrex, comprimidos

- Bioderma Sebiúm Hydra, porque a pele iria ficar desidratada

- Duac, para secar as borbulhas

 

Passado uns dias e estando mais calma e com coragem para iniciar o tratamento, fui à farmácia aviar a receita.

Se eu achava que a doutora me tinha assustado, o farmacêutico ainda me assustou mais. Quando me veio trazer os comprimidos diz o seguinte:

 

Farmacêutico: “Você vai passar um mau bocado, que isto não vai ser fácil”. Disse com uma cara muito carregada…

Eu: “Sim, a doutora já me disse”

Farmacêutico: “Aconselho-a vivamente a andar sempre com uma garrafa de água e um balsamo de lábios sempre consigo. Porque o objectivo do tratamento é secar as suas glândulas e isto vai desidratá-la muito”.

 

E pronto, aqui a menina entrou oficialmente em pânico. Eu acompanho a SariReanna no youtube e comecei logo a pensar nos lábios dela. E nos vídeos dela vê-se a pele dos lábios completamente separada da boca.

Eu sempre tive a pele oleosa, eu não sei lidar com pele seca!!!!

 

Mas pronto, agora que gastei o dinheiro e não quero ter borbulhas vou começar o tratamento. E são só dois meses, vou estar bonita e pronta para o Natal. 

Se tiver posts menos positivos, é porque estou deprimida e em pânico. Não estranhem e não liguem. Em dois meses, volto ao normal.

Dermatologia #2: Dermatite Seborreica

Na consulta que falei no post anterior, aproveitei para falar de outro problema que tenho tido ultimamente. Começou com comichão na cabeça e depois muita comichão na cabeça e quando dava por mim, já tinha a zona à minha volta cheia de caspa minha.

Tentei champôs para a caspa, champôs para couro cabeludo sensível. Nada dava resultado.

Isto porque eu tenho dermatite seborreica e nenhum dos champôs que eu estava a utilizar era indicado. Por isto, é importante consultar um especialista antes de utilizar qualquer produto.

 

Este foi tratamento que me foi passado:

- Oliprox – Espuma

Devo colocar a espuma no dia antes de lavar o cabelo. Como lavo o cabelo de manhã, ponho na noite anterior.

- Oliprox Shampoo

Devo colocar o champô na primeira passagem e depois passar com água para retirar. Este champô é indicado para quem tem o cabelo fino (que é o meu caso)

- Bioderma Nodé A

Utilizo este champo na segunda passagem; é um champô neutro que apazigua o couro cabeludo sensível.

Este tratamento está realmente a resultar. Já não tenho comichão nem caspa.

 

Afinal, em Setembro já posso dar boas noticias à dermatologista.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Gosto disto

visitas

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D