Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Deu-me para isto

Boa vida, Livros, Moda e Beleza, Música, parvoices

Dermatologia #8: Final do tratamento (será mesmo?)

Na última consulta, a minha médica disse-me para deixar de tomar os comprimidos uma semana antes de ir de férias. E assim fiz; na última semana de Junho deixei de os tomar. Ainda estou para perceber porque tive que tomar esta dose porque já não tinha quaisquer borbulhas.

 

Em relação aos efeitos secundários, notei logo diferenças na primeira semana:

- os meus lábios deixaram de estar secos e gretados

- a minha pele deixou de parecer baça (não é só o rosto que fica seco)

 

Já passou um mês desde que os larguei e para além dos efeitos secundários que já são inexistentes, comecei a notar que o meu corpo a voltava ao quase ao normal.

A médica tinha-me dito que deixaria de ter pele oleosa. Na maior parte dos dias isto é verdade; a minha pele já não é oleosa mas sim normal/mista. E digo mista porque em alguns dias noto alguma oleosidade na zona T (devem ser as hormonas). Isto não é propriamente voltar ao normal porque o "normal" para mim era a pele oleosa mas é uma melhoria.

Deixei, definitivamente, as bases com efeito Mate e presto mais atenção a bases iluminadoras. Ah, também fujo de bases com muita cobertura; agora já não preciso. Só quero mostrar a minha pele lisinha.

As borbulhas, essas, nunca mais se viram na minha cara. Lisinha como nunca. 

A médica diz para voltar à consulta em Setembro mas eu não sei se quero. Estou satisfeita com a minha pele e não quero continuar a tomar comprimidos. 

Dermatologia #7: Isto ainda não acabou

Voltei à dermatologista no inicio de Abril. Desta vez, os resultados foram óptimos... há mais de dois meses que não sei o que é ter uma borbulha. E as manchas deixadas por elas também já estão a desaparecer. Estou mesmo feliz....

Foi com este sentimento que fui até à consulta. Com isto e com a ideia de que ia acabar o tratamento. Estava tão enganada.....

Bom, cheguei lá e a médica ficou logo contente com o facto de a medicação não estar a afectar o meu fígado. É um dos efeitos secundários e para o qual tinha feito análises.

Depois, olhou para os meus lábios que não estão em bom estado.... estão muito secos. Com esta medicação é muito difícil compensar a desidratação que acontece no nosso corpo. Recomendou-me um balsamo para utilizar.

Depois, disse para prosseguir com o tratamento visto eu não estar a ter problemas no fígado.

Saí de lá um pouco desiludida, já estou muito cansada dos efeitos secundários que estou a sofrer. Os meu lábios estão gretados, o meu corpo e o meu cabelo estão mais secos. Acho que até ao nível do aparelho digestivo estou a ter algumas questões por causa da desidratação. Mas, pronto, se isto implicar não ter mais borbulhas, eu continuo.

Relativamente, ao produtos que a médica me passou:

  • Bioderma Sebiúm Hydra – tem sido o meu creme hidratante de todos os dias. Tem sido uma grande ajuda para a hidratação
  • Avène Cleanance. Creme Solar FPS50 – este também tem sido o meu protector solar. Recomendo vivamente visto que me tem protegido dos raios solares e não tenho tido problemas
  • D'AVEIA Stick Labial – este é o melhor bálsamo que já encontrei para os lábios. Deixa os lábios completamente hidratados logo na primeira passagem. É bastante caro, mas digo que compensa. Outro bálsamo que também estava a utilizar era o bálsamo da Neutrogena.
  • Isotretinoína Orotrex 20 mg – tratamento para 4 meses mas que só devo tomar até ir de férias (que são em Julho).
  • Bioderma Sensibio Gel Moussant – isto porque me queixei que a minha pele ficava irritada quando a limpava

     

Relativamente, a este ultimo ponto, a culpa foi minha. O creme da Bioderma acabou antes de ir à consulta e eu decidi utilizar alguns cremes mais hidratantes que tinha por aqui que não se adequavam à minha pele oleosa. Acontece que, sim, os cremes são hidratantes mas não compensam este tipo de desidratação. Portanto, a minha pele começou a ressentir-se.

 

Fora isto, as únicas recomendações da médica são as de beber muita água e só apanhar sol a partir das 16h.

Só tenho ordens para voltar em Setembro.

 

Mais uma ficha, mais uma volta.

 

Dermatologia #6: Tratamento com Isotretinoína (Novo inicio)

Achavam que isto já tinha acabado? Eu também achei, mas afinal não. As borbulhas que eu achava que eram temporárias, afinal não são.

Quando o efeito dos comprimidos passou as borbulhas voltaram. É o que dá a fazer a festa antes do tempo.

À duas semanas voltei à dermatologista para lhe mostrar os (não) resultados do tratamento. Como ela viu as borbulhas na cara, optou por prescrever outro tratamento. Portanto, saí de lá com uma receita de:

- Isotretinoína Orotrex 20 mg (o anterior era de 10 mg), comprimidos

- Bioderma Sebiúm Hydra, porque a pele iria ficar desidratada

 

Portanto, até ao final de Março vou continuar com a pele seca e os lábios secos. Já não bastava isto já acontecer de Inverno, ainda tenho um tratamento para ajudar.

Dermatologia #4 - Tratamento com Isotretinoína (Fim)

Acabei à uma semana o tratamento para o acne.

Lembram-se de o farmacêutico me ter assustado? Pois, afinal não era assim tão mau.

Foram dois meses a beber um litro de água por dia e andar sempre com um balsamo de lábios. Isto porque a secura dos lábios foi um dos primeiros sintomas e a água é muito importante para a pele não secar ao longo do dia. Quando não bebia este litrinho de água, a pele começava logo a repuxar.

 

E resultados? Perguntam vocês….

Óptimos   Agora só tenho borbulhas como sinal da TPM. Yeeehhh … com estas posso eu bem. Nada que um bocadinho de corretor não resolva.

Agora só tenho que ir fazer umas análises para ver se não sofro de nenhum efeito secundário dos comprimidos.

 

Ainda que tenha passado uma semana, ainda sinto os efeitos. Continuo com a pele e os lábios secos.

Lembrei-me de escrever o post hoje porque o creme que a médica passou, acabou. LOL Portanto, ainda tenho os efeitos mas não tenho creme para compensar lololol. Hoje de manhã, tive que ir buscar um óleo para ver se desenrascava. Não é bem a mesma coisa, mas deu.

 

Em conclusão, posso dizer que este tratamento não foi sacrifício nenhum. Os dois meses passaram num ápice; e depois de ver os resultados, estou muito feliz.

Dermatologia #3: Tratamento com Isotretinoína (Semana 1)

Quem leu este post sabe que ando a fazer um tratamento contra o acne.

Não pretendo fazer muitos posts sobre isso, mas gostava de vos retratar esta primeira semana.

 

Como esperado, a minha pele está mais seca. Os lábios estão muito, muito secos. Passo o dia a pôr balsamo. A zona do nariz também está muito seca. Sabem quando estamos constipados e começamos a pelar do nariz? Está tal e qual.

Quanto às borbulhas, não consigo dizer se existe uma melhoria.

Acho que o lado bom (se se pode chamar assim) deste tratamento, é o facto de a minha pele do rosto estar mais seca. Já não fico oleosa nem brilhante ao longo do dia. A maquilhagem mantém-se como nunca.

Bebo também muita mais água. Cerca de 1 litro por dia. Isto também conta para o lado bom.

 

Já só faltam 7 semanas.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Gosto disto

visitas

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D