Sorte ou esforço ou ambas?
No outro dia estava a ter uma conversa sobre os motivos que levam ao sucesso. Neste caso, estávamos a falar de sucesso profissional.
De um lado, defendia-se que o sucesso provinha só do nosso esforço. Que se trabalharmos e dermos tudo de nós, o sucesso vem atrás. A evolução na carreira é garantido.
Neste mesmo lado, estava também o argumento de que se não houver trabalho nem esforço, obviamente que o sucesso profissional é nenhum.
Neste lado, não havia zona intermédia. Trabalho/esforço = sucesso.
Por outro lado, defendia-se que a sorte também tem alguma coisa a dizer sobre isto. É preciso estar à hora certa no lugar certo.
Por que mais esforço e trabalho que haja, por vezes, o sucesso não é garantido. Ou porque existe uma crise económica (tema muito actual) ou por outros motivos quaisquer. Ou até porque o colega deu mais graxa ao chefe e teve direto aquela promoção. (É verdade: dar graxa é considerado trabalho/esforço ou sorte?)
Temos também aquelas pessoas que nasceram em berço de ouro e já têm tudo facilitado na vida.
Portanto, neste lado existe o factor sorte que actua na zona intermédia. Trabalho/esforço + sorte = sucesso.
Eu defendo este lado. Já vi muita coisa durante a minha carreira profissional para perceber que a realidade nunca é preto no branco.
Percebo o outro lado, o lado da ingenuidade, do deslumbramento inicial. Acho que nunca tive deste lado. Percebi desde cedo que não era bem assim.
E vocês? Estão de que lado?