Sim, sou hipócrita
Durante uma conversa, um amigo disse-me que deixou de beber leite normal. Agora só bebe leite biológico ou leite de amêndoa/soja, etc. Isto porque viu um vídeo onde as vacas eram maltratadas para retirar o leite.
Eu disse-lhe logo “Não me mostres esse vídeo”. Eu não gosto de ver estas coisas. Sei que são verdade e que acontecem, mas não gosto de ver vídeos onde os animais são maltratados e a sofrer. Sou contra estas coisas.
Eu gosto de comer carne; gosto de um bom bife e de uns bons enchidos.
Eu gosto de comer peixe; gosto dele assadinho na brasa. Sabe tão bem.
E gosto de leitão e novilho. E como.
Não gosto de carneiro nem de cabrito por causa do sabor.
Não como coelho porque o considero um animal de estimação. Assim como os cães e os gatos.
De resto, como tudo.
A nossa sociedade sempre matou para comer e para sobreviver. É esta a cadeia alimentar. Todos os animais o fazem.
Os métodos é que mudaram para responder à procura da sociedade. Se os animais morrem a sofrer ou se os frangos são alimentados à bruta, é porque a sociedade permite, mesmo que seja de forma indirecta. Se querem os frangos ou bifinhos já prontos na embalagem e a baixo custo, é isto que acontece. Enquanto que um frango de aviário demora 30 dias, um frango biológico demora 90 dias. A sociedade não quer esperar três meses por um frango.
Não assisto a touradas nem a matanças do porco porque não gosto. Não sinto qualquer prazer em ver os animais a sofrer. Já não consigo comer se assistir a isto.
Por outro lado, se o bife já estiver cortado não tenho qualquer problema.
Se sou contra o sofrimento dos animais, porque como? Porque gosto de carne e peixe e porque fazem parte da minha alimentação. Sim, sou hipócrita e não tenho problemas com isso.