Piloto automático
Nos últimos tempos tenho ido almoçar ao centro comercial.
E se há uma coisa que vejo todos os dias, é que as pessoas que me atendem têm um guião do que têm a dizer. Até aqui, não há nada de mal; o problema é quando entram em piloto automático. Eu sou uma pessoa trapalhona por natureza e quando encontro pessoas em piloto automático, parece que tudo fica pior. E, para além disto, fico sem saber perceber português e ainda tenho que coordenar as minhas acções.
Vejamos a situação de hoje:
Eu: Boa tarde, queria o linguini de salmão.
Fui buscar o tabuleiro que estava um metro ao lado.
Empregada: E a sopa, qual vai ser?
Eu: Quais são as sopas que tem? – não tinha visto escrito em lado nenhum as sopas do dia
Empregada: bla bla e tomate – isto foi o que percebi
Eu: desculpe, não percebi
Empregada: Sopa de espinafres ou sopa de tomate
Eu: Sopa de espinafres
E começo a tirar a carteira da mala. Como qualquer mala de mulher, a minha é um mundo e tirar a carteira é sempre uma luta. Mas, lá consigo tirar a carteira que fica na minha mão esquerda e a mala pendurada no mesmo braço. Enquanto faço isto, tenho a sopa ao balcão para eu passar para o meu tabuleiro e já tenho que avançar na fila.
Comecei um número de equilibrismo: sustentar a mala no braço esquerdo, a carteira na mão esquerda e esticar o braço direito para agarrar a sopa. De repente, sou interrompida:
Empregada: E a bebida, qual vai ser? Temos água, refrigerante e chá – diz a empregada de uma vez só, sem sequer respirar.
Eu: quais são os chás que tem? – ando armada em saudável
Empregada: temos chá de bla bla, chá verde e gengibre.
Eu: pode ser esse – a esta altura estava mais concentrada em coordenar as minhas acções sem fazer asneira.
Coloco a mala ao ombro, a carteira em cima do tabuleiro e tento agarrar a sopa. Mais uma vez interrompida:
Empregada: São x euros
Tiro o cartão da carteira já muito apressada e dou à empregada para passar na máquina e marco o código muito rapidamente. Consigo, finalmente, pôr a sopa e o chá no tabuleiro e prosseguir na fila, e o mais importante, sem entornar nada.
Eu percebo que existam muitas pessoas à hora de almoço e que é necessário despachar a fila. Mas entrar em piloto automático? Mas, por favor, não disparem as perguntas de uma vez só. It's too much for me....