Não havia necessidade....
Mas só com uma reclamação é que o assunto se resolveu
Mudámos de casa.
E isto significa mudar todos os contratos de serviços que tínhamos na casa antiga para a casa nova. É algo sempre chato de se fazer mas tem que ser feito porque uma pessoa já não vive sem luz, água, gás..... e internet. É vergonhoso mas é a verdade.
A primeira acção que faço é ir ao site da empresa de comunicações (ET, a partir daqui) para ver se tinham cobertura. Dizia-me que não.
Ligo para o apoio ao cliente para confirmar esta situação, a qual confirmam.
Passado uns dias, estava num centro comercial e aproveitei para ir à loja da ET para cancelar o contrato já que não consegui ter as mesmas condições. Informam-me que tenho um contrato de fidelização vigente até Abril e que não podiam fazer isso. O melhor seria ir a uma loja "oficial" para tentarem resolver a situação.
Fui a uma loja oficial e disseram que não podiam fazer nada porque tinha a fidelização. Argumento que a lei está do meu lado porque não conseguem cumprir as condições do contrato na nova morada. Respondem-me que isso é com o departamento legal e que ali não podem fazer nada. Pergunto com quem posso falar e dão-me o endereço de e-mail e o número do apoio ao cliente. Pergunto-me então o que estão aquelas pessoas a fazer as lojas da ET se não conseguem resolver problemas
Borrifei-me no e-mail e ligo para o apoio ao cliente e explico pela centésima vez o assunto. A resposta aqui evolui mais um bocadinho: dizem que o contrato foi feito para aquela morada e então não podem cancelar. Dizem que como têm alternativas, não vão cancelar o contrato. Continuei sem o meu assunto resolvido e despeço-me e desligo a chamada. O marido diz que devia responder que a ET deveria cobrar à casa o que restava da fidelização, já que o contrato foi feito para aquela morada. Era uma boa resposta não era?
No dia a seguir, já muito chateada com o assunto faço uma reclamação no livro de reclamações online. Expus a minha situação e indico o número do artigo do código civil no qual me estou a apoiar para cancelar o contrato.
Passado dois dias ligam-me do departamento de qualidade da ET. Dizem-me que como sou cliente há uns anos (desculpa esfarrapada), que vão cancelar o contrato sem ter que pagar o resto da fidelização. Informam-me também que todas as respostas que obtive até então fazem parte de um guião que a ET disponibiliza aos colaboradores e que estes têm que seguir estas regras.
No final, só tive que devolver os equipamentos e pagar até ao dia de cancelamento do contrato.
Havia necessidade de chegarmos a este ponto? Claro que não havia.
Só que estas empresas fazem de tudo para receberem o dinheiro. Se a lei estava do meu lado porque me dificultavam a vida?
Lição aprendida: Eu já estava a pensar em deixar de pagar mas ainda bem que reclamei primeiro. Se deixasse de pagar, perdia a razão toda.
Ainda lá temos os contratos dos telemóveis. Já estamos a pensar mudar por causa desta situação.