Consulta dos olhos
Eu sei que este título está muito básico, mas é que existem várias especialidades no que toca a olhos. E eu cometi o erro de as confundir.
Ele tinha-se andado a queixar de dores de cabeça quando estava ao computador. Eu fui dizendo que era necessário ver o que se passava mas, claro, só quando a situação se tornou insuportável é que a consulta foi marcada (estou a falar, mas sou igual).
Falámos com a nossa amiga P.; ela trabalha numa óptica e é de confiança.
- P. precisamos de marcar uma consulta de oftalmologia, estás disponível este fim de semana?
- Oftalmologia?! Não, não... optometria... e sim estou disponível. – Parte 1 da confusão. Afinal, a especialidade dela é optometria e não oftalmologia. Para mim, vai dar tudo ao mesmo.
Lá marcámos a consulta: eu, ele e a prima. A prima estava cá de férias pelo que aproveitámos e fomos até ao Chiado.
Chegados aos Armazéns do Chiado ainda demorámos uns 10 minutos a encontrar a loja. E isto por azelhice nossa. Eu passo a explicar. A P. disse-nos onde era a loja: eu não retive a informação, ele achou que eu tinha retido (como mulher, faz parte das minhas funções) e a prima, simplesmente, não sabia.
Feitas as consultas, o diagnóstico foi o seguinte:
Ele – Precisa de óculos, está cegueta
Eu – Preciso de lágrima, pelos vistos, os meus olhos não têm hidratação suficiente
Prima – não precisa de nada, é jovem.
E lá fomos tratar de escolher uns óculos e graduações necessárias. Tenho que dizer que escolher um par de óculos é uma tarefa bastante difícil. Uma coisa é escolher óculos de sol, mas óculos normais é outra coisa. É um acessório necessário e que vamos estar o dia todo com eles: têm que ficar MESMO bem.
Estava tudo bem encaminhado até que vimos que a seguradora não comparticipava os óculos. Não sabíamos porquê, o plafond ainda não tinha sido utilizado. Tivemos que vir embora, sem nada.
Lá nos fomos informar junto da seguradora. Eles não aceitam receitas de optometristas, só de oftalmologistas. Parte 2 da confusão, para mim vai dar tudo ao mesmo.
Lá tivemos que gastar dinheiro numa consulta de oftalmologia. Tenho que dizer que o senhor doutor não foi muito simpático e achou por bem mudar a graduação. É o que dá ser honesto e dizer a razão porque estamos ali.
De volta, ao Chiado e já com uma receita de oftalmologia encontrámos outro problema: estes óculos lindíssimos da Carolina Herrera que estavam na montra:
(a imagem engana um bocadinho, as hastes são todas vermelhas)
Não resisti à tentação de experimentar.... e ficaram-me bem. Mas, mesmo assim, tive que experimentar mais uns 10 ou 15 pares...só para ter a certeza. É o que dizem: “ Os primeiros é que ficam”.
E, desta vez, saímos com alguma coisa: uns óculos de ver para o menino e uns óculos de sol para a menina.