Cinema #7: O herói de Hacksaw Ridge
Este fim de semana fomos ver O Herói de Hacksaw Ridge.
Para vos ser sincera, não era um filme que quisesse muito ver. Não gosto de filmes históricos, aliás, não gosto de história nem nada relacionado.
No entanto, o que chamou a atenção foi o facto de ser inspirado numa história verídica de um soldado que decidiu ir para a guerra sem empunhar uma arma.
O filme passa-se quase no final da Segunda Guerra Mundial em que os Estados Unidos estão a tentar conquistar terreno japonês. No meio das tropas, está o Desmond Doss que é socorrista e que foi para o campo de batalha sem uma única arma. Salvou vários soldados que estavam feridos sem possibilidade de se deslocarem.
Eu gostei do filme pela história que tem, pela personagem e por terem retratado de forma fiável o que se passou durante a Segunda Guerra. No final do filme tirei várias lições:
- A guerra é estúpida. Algumas mentes decidem que querem fazer guerra, mas não são elas que vão para a frente de batalha
- Se não fosse a bomba atómica, muito provavelmente, os Aliados não ganhavam a Segunda Guerra. O que é uma pena porque para salvar uns, mataram-se outros.
- Matar é matar. Seja um assassínio seja numa guerra em que foram os outros que atacaram.
O filme é bom, não fosse ele realizado pelo Mel Gibson. É um daqueles que veria vezes sem conta porque retrata a esperança e a fé.